Todo mundo sabe que o Facebook é uma das redes sociais que mais têm crescido no mundo. Atualmente a plataforma tem mais de 901 milhões de usuários e segundo dados feito pela Social Bakers, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários, 46,3 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos, com 157,2 milhões.
Claro que essa parte “matemática” não interessa a todos ou até mesmo a maioria dos usuários. Eu mesmo já fiz de tudo um pouco em rede sociais, já compartilhei coisas desnecessárias, post de “Bom dia! ツrs” e etc. Como posso melhorar?
Com o tempo e até mesmo com a frequência dos acessos, a tendência é “melhorar” e utilizar de forma sadia e saiba a ferramenta, neste caso o Facebook. Só que aí surge um problema, se é que podemos chamar de problema. Como interagir com os novatos e até mesmo com os veteranos que ainda não percebeu que temos uma plataforma incrível nas mãos e não sabemos utilizá-la?
Quem sou eu para dizer o que pode ou não ser dito no Facebook? A ideia é facilitar e até mesmo agregar valores a nossa rede social. E tudo começa com o simples:
Pedido de Amizade – Recebo diariamente mais de 10 pedidos de amizade, olha que não sou nenhuma sub-celebridade, baladeiro, dj ou até mesmo um boy magia. No máximo conheço 1 ou 2 usuários, o resto não sei de onde vêm. Não seria mais fácil uma simples mensagem dizendo o motivo ou até mesmo relembrando “olha, nos conhecemos em tal local… “?
Não mostrar no feed de noticias ou excluir? Ô dúvida cruel! – Existem tantos sites de astrologia, novelas, temperatura e de artistas. Vire e mexe sempre têm um (se tiver azar, mais de um) que vive postando imagens de seus ídolos (principalmente os que passaram dessa para uma melhor, morreram! R.I.P) com frases e trechos das canções ou que ele (a) é (o certo seria “era“) o melhor. Não é mais fácil criar um blog e convidar os amigos para acessarem… Uma coisa ou outra, tudo bem. Somente isso não dá! Roleta do Unfollow!
Sábado na balada… A galera começou a dançar. Click! Flash! – Já aconteceu de você chegar no ambiente de trabalho na Segunda-feira e as fotos da bebedeira, da pegação e outras coisitas mais estarem na rede? E todo os seus colegas de trabalho comentando? Sim, essa a melhor maneira de começar a semana!
Uma frase diz tudo “What happens in Vegas, stays in Vegas“? Tradução livre: O que acontece em Vegas, permanece em Vegas. #FicaDica
Já postei muita foto e já discuti muito por isso, hoje faço uma simples pergunta antes: Posso marcar você? Se a pessoa não autoriza é um direito dela.
Direto da linha do tempo… – Alguns meses atrás recebi um SMS dizendo: Você excluiu as mensagens que eu te escrevi na linha do tempo? A resposta foi direta e taxativa: Claro, a linha do tempo é minha!
Mesmo com a opção de privacidade não podemos esquecer que conversas e trocas de mensagens podem ser feita pelo próprio chat do Facebook ou por mensagem privada. E toda e qualquer mensagem enviada por inbox deve ser respondida, mesmo que seja com um simples: Não posso. ツ rs
Não podemos esquecer que a plataforma é um novo canal de comunicação, precisamos apenas ser um pouco coerente e sempre respeitar as opiniões alheias.
Opá! Chegou mais uma notificação… Vou verificar o que é! Fui! ツ rs
Ps; 1 – Têm coisa mais OFF no Facebook que gente dando “Bom dia” todas as manhãs para ganhar um “Curtir” e não dá nem “Oi” para o porteiro quando sai do prédio?
2 – Têm coisa mais OFF no Facebook que gente quem sai curtindo as próprias coisas que postou?
Ótimo post. Adorei, principalmente quando cita que precisamos respeitar as opiniões alheias, pois redes sociais é para se comunicar e principalmente expressar o que pensa ou o que sente.
Adorei o texto, é exatamente assim que funciona. Parabéns!!!
Perfect! Muito bom lembrar que bom senso não faz mal a ninguém aliás, pode salvar vidas!
Definitivamente estas aulas de etiqueta para a utilização do facebook resolveriam a “orkutilização” do mesmo! Hehehhe Adorei o Post! =)
Love it!! Congrats!! Quem sabe assim não teremos o fim de uma ferramenta tão útil para nos comunicarmos saudavelmente com o mundo!!!
Adorei o post! Porém não vejo nada de mas em dar “Bom dia” aos amigos, eu particularmente dou por educação e não pra receber um simples ”Curtir”.
É… quanto mais pessoas reunidas, mais problemas. Excelente post. =)
Como ja diziam, e na época eu achava preconceituoso “É a orkutização do FaceBook”.
Basta bom senso e a coisa anda direitinho… Pena que nem todo mundo tem, ou usa.
Até mais.