Precisei chegar aos 36 anos para aprender de fato a dizer “Não“. E não aquele “Não” com exclamação… O simples e sincero, “Não“, ponto final. Engraçado que não segui o meu próprio conselho. Na maioria das vezes eu sempre me sentia sobrecarregado pelo fato das pessoas me verem como uma espécie de benfeitor.
Sempre me mantive ocupado dando o meu melhor para as pessoas, querendo agradar o tempo todo que perdi o desejo genuíno de dizer “Sim“. Simplesmente estava dizendo sem ao menos pensar nas consequências, saía da minha boca sem que eu me desse conta. Com o objetivo de tentar suprir ou surpreender as expectativas dos outros.
Sempre fui solicito e me mostrava disponível para qualquer coisa, 24 horas por dia. Eu queria que as pessoas contassem comigo, e contavam! Com o passar dos anos fui me sentindo esgotado, em farrapos, e em alguns casos afetava até outros aspectos da minha vida.
Nada melhor que os anos e o amadurecimento. Hoje sou sincero comigo mesmo… Não faço mais convites, não faço mais ligações, não respondo mensagens, não faço e não compareço em eventos e festas e não digo “Sim!“, se de fato o meu coração ou cada fibra do meu ser não sentir a vontade de fazer algo ou dizer “Sim“.
O “Não!” é uma palavra pesada para muitos, mas é libertador. Aprenda a OUVIR e a DIZER “Não” e você vai entender o que quero dizer. Pense à respeito todas as vezes que dizer um “Sim” sem vontade. Nossa energia e nossa intenção são poderosos, portanto só diga “Sim” ou “Não” quando acreditar que está fazendo a diferença pra você.
Não tem como esse post ser mais verdadeiro, também estou praticante do “não”, e tem sido revigorante!
Beijos!! Blog Amanda Hillerman
André, oi. Dizer “não” foi uma das coisas mais difíceis que aprendi. Ainda dou umas escorregadas… Bjs
Sim, o não é libertador. É o que você diz, chega uma época da nossa vida que as três letrinhas devem surgir somente se houver vontade em dizê-las, seja sim, seja não…e se não quiser dizer nem sim, nem não, a escolha é nossa e ponto! Obrigada pela reflexão.
André, meu amigo… simplesmente perfeito! Também demorei a aprender e foi na terapia. É libertador, como você diz. E também é um ótimo termômetro para saber quem está perto de você por interesse ou porque realmente gosta de você.
Grande abraço!
hahahaha boa!
Tenho 3 poemas em meu livro justamente sobre esse tema.
“Eu e minha cara de índio”, partes I, II e III.
Dizer não é preciso.
Belo texto.
“O “Não!” é uma palavra pesada para muitos, mas é libertador.” Só posso concordar contigo, ótimo texto! Parabéns
Essa é uma difícil lição da vida, foi difícil aprender e até hoje em dia aprendo, com sofrimento posso dizer, pois não é fácil dizer não para “certas coisas” . Parabéns pelo post André, adoramos e aprendemos mais como ele.
Beijos e abraços do casal!!!
Taí uma palavrinha que estou aprendendo a utilizar. Muito bom o post! Abraço!
Importante mesmo é teres conseguido.
Bem-vindo ao “não”.
Abraço.
Como uma pessoa que nunca aceitou um não como resposta. Eu sei muito bem a importância de aprender a dizer não e também de ouvir um não. É uma parte natural da vida, alguns nãos não matam ninguém. Aceite e supere.
Excelente post! Me identifico com cada palavra usada nesse post… eu era exatamente assim… hoje não mais.
Nossa, essa é uma enorme dificuldade que tenho, viu?
Sempre penso que, ao dizer não pras pessoas, irei magoa-las… Mas tenho que pensar em mim também, no que quero, pois também tenho sentimentos, né?
Adorei sua reflexão!
Xero
muito bom o post! o palavrinha difícil de dizer é esse não né!?! hehehe.. mas com o amadurecimento realmente você consegue colocar na balança melhor o que dizer sim e o que dizer não. Mesmo assim, para mim ainda rola uma dificuldade.
beijo
Cris
Tenho aprendido a dizer não depois e velho tbm, embora claro em algumas questões eu ainda ceda, mas dizer nao realmente é libertador!
Tem que haver verdade no sim, no não, em tudo. Se não corresponde a uma manifestação do nosso desejo, é falso. Como foi o evento no navio?
Pertinente! Acredite caríssimo amigo: comecei o processo do “não” a aproximadamente 3 dias kkkkk, e a sensação é poderosa!
Caramba.. vc tem ideia de como seu post me fez pensar??? Vc tem razão.. eu tenho uma dificuldade do tamanho do mundo de dizer NÃO .. vou começar a colocar minha verdadeira vontade em primeiro lugar.. obrigada!!! 😉
Simplemente genial…
Simplesmente 🙂
Parabéns pelo texto, fantástico e super necessário o ensinamento !
Amamos ❤
Beijos
obrigado pela dica