Achei a pergunta do DJ Mauro Borges Perfil I, bem pertinente para o momento: A Parada Gay ainda significa algo, pra vc?
A minha resposta é NÃO! Com pesquisa realizada pelo Decradi durante os dez anos de existência, foram registrados 465 queixas de crime motivado por homofobia em São Paulo. Uma a cada semana, em média.
465 denúncias! Oi? Esse número não bate a realidade! Gays são assassinados diariamente e estamos pensando em folia!
Todo mundo sabe que estamos no mês do orgulho, as festas e as baladas que já acontecem durante o ano todo, ganham edições especiais. Especial de que!? Um local maior?! O marketing é grande nessa temporada, e esse seria o momento oportuno de realizar festas temáticas, defendendo ou exigindo alguma lei ou direito em especifico. Momento de conscientizar além de celebrar.
O “Oba-oba” e a “pegação” fala mais alto, sendo que ainda temos muito, muito o que mudar. Sei que estou generalizando e vejo muitos colegas militantes batalhando pra que todos “Botem a cara no Sol“.
Só que enquanto não houver mais denúncias e leis a homofobia não vai ser considerada um crime. Hora de celebrar?! Sim! Mas vamos conscientizar também. #SpreadTheLove 💕
Mapa Da Homofobia em SP: http://especiais.g1.globo.com/…/…/o-mapa-da-homofobia-em-sp/
Concordo ctgo.
Boa reflexão.
Eu gosto da parada gay, mas nunca fui aqui em Sampa. Fui em NY e Paris e ao contrário de você, acho sim importante, mas não para as estatísticas e sim para pessoas. Eu não sou gay, então não enfrentei o drama que é assumir para si mesmo e para os outros a sua condição. Não deveria ser assim, mas numa realidade em que os conceitos é o que valem, não seguir pelo mesmo caminho não é nada fácil. Portanto, é preciso movimentos, paradas, literatura. É preciso esse espelho onde se enxergar e buscar compreender-se.
Sim, virou marketing, mas alcançar as pessoas que não entendem que ser diferente não deve fazer diferença em suas realidades é gradativo, lento. Até porque estamos num país que gosta de manter as aparências. Tudo bem o outro ser gay, mas não precisa se mostrar. aff
Adoro vir aqui e conversar contigo, algo cada vez mais difícil hoje em dia. Já que não se pode dizer ou pensar diferente. Olha o absurdo a que chegamos.
bacio
Tenho um amigo homossexual e a gente sempre conversa sobre as causas, ele estava me falando que as paradas estão perdendo foco. Acho legal fazer passeata, mas esse comentário dele me fez pensar, será que todos estão lá para protesto, se mostrar ou por diversão?
Adorei sua reflexão
Concordo plenamente. Os valores, hoje em dia, estão deturpados…
Olá André!
Perfeita Reflexão. Concordo que o sentido principal da parada Gay fica “perdido” no meio de tanto marketing, e de tantos temas explorados e que “pipocam” muitas informações. Porém acredito que a parada Gay deve seguir sendo realizada, justamente para dá voz aqueles que aproveitam esta oportunidade para manifestar sua insatisfação diante de tantos problemas que os homossexuais vivem no cotidiano.
Ótimo Texto.
Eu acho que ela continua sim tendo bastante importância. Para mim é um grande protesto o simples ato de poder se divertir em público sem medo de nada. Acho que luta e gritar pelos direitos não precisa ser feito exclusivamente de formas “sérias”.